Caros clientes, parceiros, amigos, colegas e familiares.
Diz os protocolos para elaboração de discursos que devemos começar agradecendo àqueles que fizeram parte da nossa história e tudo mais…
Mas se me permitem, como boa ucraína que sou, vou fazer do meu jeito. Porque caso não saibam… ucraíno é assim… se quer que ele faça alguma coisa, é só dizer que não dá ou que não ele consegue! Prova disso é hoje eu ter duas filhas sem poder engravidar, é ter UM GATO EM CASA sem o marido consentir, é ter saído de casa, morado 4 anos num convento só para poder estudar. É ter me formado em Química e Engenharia, um cenário e mercado que favorece de forma monstruosa o público masculino. E claro, empreender. Nossa, como é difícil!
Empreender em um país que iguala o seu potencial para novas oportunidades com a burocracia para desenvolver essas atividades. Empreender é ver além do óbvio, é sair fora da caixa, é trocar o certo pelo duvidoso… é arriscar! Todos aqui com suas respectivas empresas passaram por esse sentimento, não é verdade?
E a SAVISKI & ROCHA não foi diferente, ela nasceu de uma baita aposta. Começou como um apoio técnico para pequenas empresas, uma consultoria, na área de tratamento de caldeira e águas industriais. O trabalho consistia em coletar material, enviar as amostras à laboratórios credenciados e com base nos resultados, oferecer uma SOLUÇÃO, uma orientação, propor um tratamento de adequação quando necessário e realmente aplicar os dados obtidos durante a análise. A essência do trabalho sempre foi essa… o cliente deve se preocupar com a sua atividade, seu core business, deixa a parte técnica que nós cuidamos.
Além de águas, passamos a atuar também em análises térmicas de tecidos e lonas plásticas, testando suas propriedades de propagação de chamas e residual de fumaça. E isso antes mesmo da tragédia com a boate Kiss ocorrida em 2013. Fato este que acabou firmando a necessidade de um serviço especializado nessa linha de prevenção contra incêndio e pânico.
E a medida que esse trabalho ficou conhecido, veio a necessidade de profissionalizar, de formalizar como uma empresa, um laboratório próprio e não apenas serviços terceirizados…
Mas como administrar um negócio sem nem saber a diferença entre um cheque nominal e cruzado?! Sim, essa sou eu na vida… e por sinal até hoje não sei… mas em compensação quantos sabem montar uma curva de calibração em espectrofotômetro de absorção atômica? Pois é, cada um com seu core business!
Aí veio a aposta: preciso de alguém para administrar esse negócio, para que eu possa fazer o que eu gosto: atuar em laboratório e “desenxurissar” pepinos técnicos! Mas que louco ia embarcar nessa comigo? Montar um laboratório do zero? Longe de fornecedores, matéria-prima, assistência?
Só podia pensar em uma pessoa: alguém que estava do meu lado todos os dias e que tem a gestão como um dom natural. Meu digníssimo esposo que odeia gatos: O Edenir. Mas o que oferecer em troca já que faria ele abdicar de sua carreira promissora e sua estabilidade? Bom… olhei fundo nos olhos dele com os meus olhos azuis e disse: teu potencial é tão alto, não consigo imaginar você passar a vida sem ter um legado, algo só seu… Pois e não há de ver que deu certo?
Ele embarcou nessa comigo e, devagar e com os pés no chão, as funções foram definidas, novos colaboradores foram integrando a equipe, as atividades foram diversificando, novos serviços sendo oferecidos.
Somos o único laboratório da região que além de oferecer as análises físico-químicas de erva-mate, realiza o enquadramento técnico perante a legislação brasileira, do Mercosul e do país de destino no caso de erva-mate para exportação.
Esse é o grande diferencial da S&R Engequímica… além de oferecer o serviço de análise e emissão de um laudo, contamos com profissionais especializados para utilizar desses dados e orientar nossos clientes como proceder em seguida, de forma a atender aos órgãos fiscalizadores bem como as necessidades de cada empresa.
No decorrer dos anos, tivemos familiares, colegas e alunos virando colaboradores e parceiros de negócios e nosso trabalho sendo reconhecido na região e fora dela. Falei alunos porque, além da empresa, atuamos, Edenir e eu, como professores de Ensino Técnico e Superior. E essa atuação nos possibilitou conhecer jovens empreendedores, comprometidos com um trabalho de qualidade e com o fortalecimento da economia regional: Cinthia, Elcio, Joelma, Raianny, Diogo…
Tudo ia bem, a vida se resumia a trabalhar e pagar boletos, mas, tudo dentro da normalidade. Então veio a pandemia. E todos tivemos que nos reinventar… atendimentos presenciais viraram remotos, análises de tecido e lonas já não eram tão necessários, pois eventos já não existiam… o contato com o mundo fora do círculo familiar era mínimo… o que fazer? Como prosseguir? Lembrei então de uma frase que uma amiga dizia… enquanto uns choram, outros vendem lenço! Precisamos inovar… atuamos na área de indústria, agronegócio e serviços… o que sabemos fazer? Análises, organizar empresas. O que está faltando? Que tal solos? Isso. Análises de Solo.
Lá vamos nós… Novos investimentos… muito estudo, análise de mercado, equipamentos… mas ainda faltava uma coisa: nosso diferencial de assistência técnica pós análise… precisamos de mais um visionário (para não dizer maluco)… que acreditasse nessa ideia… opa… ali está ele: Sr. Elio Popadiuk. Nosso Especialista de Campo. Mais um ucraíno! Então, em parceria com o Popadiuk, surgiu a Labsolos®, que ainda opera como uma jovem empresa dentro do Grupo S&R, mas com a mesma profundidade técnica oferecida pela Engequímica e pela Gestão.
E agora sim, entendendo um pouco da nossa história creio que fica mais fácil entender o que é para nós ter vocês aqui conosco. Alguns chegaram agora e talvez hoje estejam nos conhecendo melhor, enquanto outros estão aqui a muito mais tempo. A sensação é de gratidão e respeito. Vocês fazem parte dessa história! E essa noite (Evento S&R 10 anos) é a forma que encontramos de prestigiar essa parceria com cada um de vocês.
AGRADECIMENTO AOS PAIS
Os próximos agradecimentos serão destinados às pessoas que não são nossos clientes, porém, são responsáveis por todos os nossos valores como indivíduos e profissionais.
A vida de uma forma geral foi muito boa conosco… nos deu irmãos fantásticos, filhas perfeitas… ganhamos também 2 Joãos! Aqueles que deram origem aos Clãs SAVISKI e ROCHA, nossos pais.
Meu pai João Saviski, o Canhoto mais destro desse Brasil, que cujo exemplo e trabalho duro fez de nós, seus filhos, pessoas que dão valor ao trabalho árduo e honesto. Quando me dizem, “vc ta trabalhando demais Vanessa”, minha resposta é: a culpa é do pai que sempre diz que nunca se deve dizer não ao trabalho e que um compromisso sempre deve ser cumprido! E a mãe (que Deus a tenha) completava: e sem preguiça, porque o preguiçoso faz 2x! E não foi só com conselhos que o Sr. contribuiu! Uma manhã acompanhando nosso trabalho no laboratório já foi o suficiente para melhorar um processo diário da Labsolos®, o peneiramento.
E como um João só não seria bom o suficiente, a vida meu deu mais um. Um segundo pai, Sr. João Rocha. O Sr. faz parte da Engequimica, sabia? Durante uma corrida de taxi, conversando com um passageiro, o Sr. disse: “pois olha, a minha norinha trabalha com essas coisa de análise, se quiser te passo o numero dela”. E essa indicação despretensiosa nos trouxe o nosso mais antigo cliente. O passageiro era o Eduardo (Realiza Formaturas) e o cetim dele o primeiro de todos os tecidos que já analisei.
Então, para os nossos Joãos, nosso especial muito obrigado!
(Autora: Vanessa Saviski. Texto adaptado do Discurso realizado pela Vanessa durante o Evento S&R 10 anos)