Um solo fértil é aquele que tem nutrientes essenciais em quantidades adequadas e balanceadas para suprir as necessidades das plantas.
A maior parte dos solos brasileiros não apresenta condições químicas naturais adequadas para sustentar um bom desenvolvimento das culturas de tabaco, feijão, soja, milho, algodão, entre outras. E mesmo que o solo possua grande fertilidade, com o tempo, as sucessivas culturas vão desgastá-lo, ou seja, vão diminuir muito as quantidades de nutrientes.
Dessa forma, os produtores precisam melhorar o grau de fertilidade dos solos a fim de se obter sucesso em suas lavouras. Para isso, é preciso conhecer as quantidades de nutrientes para reposição, além de melhorar as condições de solo com calagem, gessagem e fosfatagem quando necessário.
E só é possível quantificar os nutrientes realizando as análises químicas e físicas do solo.
Ainda é comum ouvir entre os produtores que de um ano para outro a composição do solo não muda e que as análises valem por pelo menos duas safras. Mas a verdade é que não é bem assim.
Análises frequentes fazem toda a diferença na produção final. É a melhor forma de estudar a fertilidade do solo e quais são os elementos que estão impactando na plantação.
Gostou da resenha? Tem interesse em saber como está a qualidade do seu solo ou precisa de ajuda com sua lavoura?
O Labsolos® da SAVISKI & ROCHA realiza análises de fertilidade de solo e conta com orientação técnica especializada na área de correção do solo para o plantio.
Entre em contato e solicite um orçamento!