A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. A medida do pH do solo é um aspecto importante para agricultura, pois ela pode interferir na sua produtividade.
Até mesmo a cor de algumas flores, como as hortênsias, é influenciada pelo pH do solo. Se o pH estiver ácido, as hortênsias terão a cor azul; mas se o solo estiver alcalino, então essas flores terão cores que variam do rosa ao branco.
Existem vários fatores que podem interferir no pH do solo: sua composição (rochas), a região em que está localizado e a concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas que são adicionadas no seu preparo para o plantio.
É importante saber se o solo está ácido ou básico porque isso é determinante para o desenvolvimento de algumas culturas. A erva-mate, por exemplo, requer um solo ácido para se desenvolver, tendo em vista que é nativa da América.
Mas, na maioria das vezes, solos muito ácidos não são férteis porque a disponibilidade de nutrientes é muito pequena para as plantas. No Brasil, a maioria dos solos é considerada fortemente ácida (pH entre 4,0 e 5,5).
Assim, para corrigir o pH do solo, é muito comum o processo de calagem, que é a adição de calcário (nome usual para o carbonato de cálcio, CaCO3) durante a fase de preparo do solo para o plantio.
O Labsolos® da SAVISKI & ROCHA realiza essa entre outras análises de solo e conta com orientação técnica especializada na área de correção do solo para o plantio.
Entre em contato e solicite um orçamento!